quarta-feira, 17 de julho de 2019

5º Encontro/Tema: Sala de aula invertida (flipped classroom)

Período de Estudo Ead: 14 a 18 de maio de 2020
Aula Online: 19 e 20 de maio de 2020.
Data Encontro Online: 21 de maio de 2020.

Conteúdos:
O que é Sala de aula invertida?; Um modelo de 4 etapas; Por que esse modelo gera melhores resultados?; perspectivas.

Estratégia do Módulo: Flipped Classroom

Materiais de Estudo:
Capítulo 5 do Livro Texto/Base

1ª ETAPA: PRÉ-AULA:

Online:
Chegamos ao meio do Programa de Extensão Universitária da Fatec Itu em Metodologias Ativas. E nessa oportunidade vamos trabalhar um tema em grande evidência: a Sala de Aula Invertida!
Para trabalharmos esse tema adequadamente, vamos precisar do empenho de vocês em estudarem os textos e vídeos que estão abaixo disponibilizados. Além é claro, do capítulo 5 do livro texto/base.
Preparados(as)?.... Então vamos começar essa quinta trilha de aprendizagem!!




Depois dessa introdução, vamos começar com um primeiro vídeo, que trata do conceito básico do que é Sala de Aula Invertida! Foi produzido por professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

<Clique aqui> e assista ao vídeo 1.

Em seguida, não poderia deixar de indicar pelo menos um dos vários vídeos feitos pela dupla JON BERGMANN e AARON SAMS. Um dos três idealizadores do método (no atual estado de desenvolvimento tecnológico), com trabalho publicado em 2012. Além deles, o professor ERIC MAZUR (2009) e o trabalho de LAGE, PLATT e TRELIA (2000) mencionam métodos/trabalhos com resultados e processos semelhantes.
Mas vamos ao vídeo... nesse em específico, eles (Jon e AAron) trabalham as questões de Espaço e Tempo.



Outros vídeos da série dos professores Jon e Aaron, e também da Edutopia podem ser visualizados em: https://www.youtube.com/user/edutopia/videos  (apenas guardem esse link para futuras pesquisas!)

Para finalizar os vídeos, vejam essa explanação da professora de matemática Katie, de como ela inverteu a sala de aula:



Os dois infográficos abaixo, trazem informações relevantes sobre a Sala de Aula Invertida.
Infográfico 1:

Infográfico 2:


Para fechar o entendimento de sala de aula invertida, com alguns complementos, segue o texto do professor Elieser Xisto da Silva Schmitz, docente do programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM.

Texto 1 - <aqui>

Mas como tudo não é só maravilhas, o texto abaixo dos professores Marcelo Valério (da UFPR) e Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira (da UEM) traz sete críticas à sala de aula invertida.

Texto 2 - <aqui>

Para terminarmos as tarefas, além da avaliação no SAA, proponho a vocês o seguinte exercício de reflexão: Algumas pesquisas começaram a mostrar que o método de Sala de Aula Invertida com o tempo, começou a ter uma redução em sua efetividade. Pesquisadores da Faculdade de Educação de Stanford propuseram uma pequena modificação no método original, e passaram a chamá-lo de "Flipping the Flipped Classroom" (invertendo a sala de aula invertida). Num primeiro e simples exercício de reflexão, a inversão de "algo" invertido, apresenta o "algo" original. Certo? Só que não é bem assim! Portanto, o exercício de reflexão que propomos a vocês é pensar em: Como inverter "algo" invertido e chegar em outro resultado, diferente do "algo" original!

Bons estudos!!


2ª ETAPA:  AULA



3ª ETAPA: ENCONTRO ONLINE



Nenhum comentário:

Postar um comentário