Aula Online: 19 e 20 de maio de 2020.
Data Encontro Online: 21 de maio de 2020.
Conteúdos:
O que é Sala de aula invertida?; Um modelo de 4 etapas; Por que esse modelo gera melhores resultados?; perspectivas.
Estratégia do Módulo: Flipped Classroom
Materiais de Estudo:
Capítulo 5 do Livro Texto/Base
1ª ETAPA: PRÉ-AULA:
Online:
Chegamos ao meio do Programa de Extensão Universitária da Fatec Itu em Metodologias Ativas. E nessa oportunidade vamos trabalhar um tema em grande evidência: a Sala de Aula Invertida!
Para trabalharmos esse tema adequadamente, vamos precisar do empenho de vocês em estudarem os textos e vídeos que estão abaixo disponibilizados. Além é claro, do capítulo 5 do livro texto/base.
Preparados(as)?.... Então vamos começar essa quinta trilha de aprendizagem!!
Depois dessa introdução, vamos começar com um primeiro vídeo, que trata do conceito básico do que é Sala de Aula Invertida! Foi produzido por professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Em seguida, não poderia deixar de indicar pelo menos um dos vários vídeos feitos pela dupla JON BERGMANN e AARON SAMS. Um dos três idealizadores do método (no atual estado de desenvolvimento tecnológico), com trabalho publicado em 2012. Além deles, o professor ERIC MAZUR (2009) e o trabalho de LAGE, PLATT e TRELIA (2000) mencionam métodos/trabalhos com resultados e processos semelhantes.
Mas vamos ao vídeo... nesse em específico, eles (Jon e AAron) trabalham as questões de Espaço e Tempo.
Outros vídeos da série dos professores Jon e Aaron, e também da Edutopia podem ser visualizados em: https://www.youtube.com/user/edutopia/videos (apenas guardem esse link para futuras pesquisas!)
Para finalizar os vídeos, vejam essa explanação da professora de matemática Katie, de como ela inverteu a sala de aula:
Os dois infográficos abaixo, trazem informações relevantes sobre a Sala de Aula Invertida.
Infográfico 1:
Infográfico 2:
Para fechar o entendimento de sala de aula invertida, com alguns complementos, segue o texto do professor Elieser Xisto da Silva Schmitz, docente do programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM.
Texto 1 - <aqui>
Mas como tudo não é só maravilhas, o texto abaixo dos professores Marcelo Valério (da UFPR) e Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira (da UEM) traz sete críticas à sala de aula invertida.
Texto 2 - <aqui>
Para terminarmos as tarefas, além da avaliação no SAA, proponho a vocês o seguinte exercício de reflexão: Algumas pesquisas começaram a mostrar que o método de Sala de Aula Invertida com o tempo, começou a ter uma redução em sua efetividade. Pesquisadores da Faculdade de Educação de Stanford propuseram uma pequena modificação no método original, e passaram a chamá-lo de "Flipping the Flipped Classroom" (invertendo a sala de aula invertida). Num primeiro e simples exercício de reflexão, a inversão de "algo" invertido, apresenta o "algo" original. Certo? Só que não é bem assim! Portanto, o exercício de reflexão que propomos a vocês é pensar em: Como inverter "algo" invertido e chegar em outro resultado, diferente do "algo" original!
Bons estudos!!
2ª ETAPA: AULA
3ª ETAPA: ENCONTRO ONLINE
Nenhum comentário:
Postar um comentário