quarta-feira, 17 de julho de 2019

7º Encontro/Tema: Marketing: encantar para reter

Período de Estudo Ead: 28 de maio a 01 de junho de 2020
Aula Online: 02 e 03 de junho de 2020.
Data Encontro Online04 de junho de 2020.

Conteúdos:
Plano de marketing educacional 3.0 e 4.0; PM – parte estratégica; marketing de conteúdo; aspectos da segmentação de mercado; caminho do consumidor; posicionamento de serviços ou produtos; PM – parte tática; PM – parte operacional.

Estratégia do Módulo: PBL – Aprendizagem Baseada em Problemas

Materiais de Estudo:
Capítulo 8 do Livro Texto/Base

Online:

1ª ETAPA: PRÉ-AULA:

Olá!
Vocês devem estar pensando: o que tem a ver MARKETING com as metodologias ativas? Pois é ... tem muito a ver ... desde que você saiba REALMENTE o que é o marketing e como pode contribuir com a melhoria do ambiente, do “clima” organizacional, da filosofia da instituição e sua comunicação institucional.
O MARKETING inclui estudos, diagnósticos, planejamento e estratégias de curto, médio e longo prazo, por isso é um importante instrumento de análise que auxilia na construção do briefing que é destinado ao setor de comunicação e que se encarregará de construir a correta divulgação da escola e suas atividades à sociedade e/ou comunidade.

Convido vocês a assistirem o vídeo a seguir onde comento sobre a dinâmica do encontro nº 7:



Agora eu convido você para conhecer um pouco mais sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas assistindo os vídeos que separamos para este encontro:
Vídeo 1 sobre PBL:



Vídeo 2 sobre PBL:


Vídeo 3 sobre PBL:


Para aplicarmos os conteúdos do capítulo 8 na prática ... isso mesmo! Eu convido vocês a, logo após o término do curso presencial, rascunharem o plano de marketing 3.0 e 4.0 para a instituição onde vocês trabalham e marcaremos encontros grupais (professores do município, rede estadual e escolas particulares) para melhorar esta versão inicial com a intenção de que possa ser implementado e avaliado por sua instituição.

AFINAL, MARKETING SÓ SE APRENDE NA PRÁTICA

Nós já estamos na 4ª era do marketing, e o vídeo a seguir te permitirá compreender as características de cada uma dessas quatro “eras”.


Então vamos lá para a atividade individual prévia ao nosso encontro quero que vocês pensem sobre os alunos/estudantes que a instituição têm atraído com sua divulgação, assessoria de imprensa, campanhas de publicidade etc.

Sobre o aluno/estudante/responsáveis: quais de suas angústias podem ser fruto da divulgação utilizada?
Sobre nós: docentes/gestores/administrativos: quais das nossas angústias/dificuldades podem ter como ponto inicial a comunicação ou a falta dela?
Será que a comunicação institucional tem respeitado a reflexão do docente/discente/gestores/ administrativos?
Por acaso a divulgação é “vaga”? É persuasiva? Vende algum “milagre” educacional que depois teremos que “dar conta”? ... entre elas a metodologia ativa ... ela é vista por sua instituição como uma estratégia de garantir matrículas ou de diminuir a evasão brindando melhorias no processo de ensino-aprendizagem?
Ou seja, como estamos nos comunicando com nosso público (alunos, docentes, administrativos, gestores, paí, mães e responsáveis? Justifique as suas anotações com situações recorrentes.

Bons estudos e até mais!


2ª ETAPA: AULA:

Parte 1:

Parte 2:


Livros:
Marketing 2.0 - <aqui>
Marketing 3.0 - <aqui>
Marketing 4.0 - <aqui>


3ª ETAPA: ENCONTRO ONLINE:




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