quarta-feira, 17 de julho de 2019

6º Encontro/Tema: Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem (MAPA)

Período de Estudo Ead: 21 a 25 de maio de 2020
Aula Online: 26 e 27 de maio de 2020.
Data Encontro Online28 de maio de 2020.

Conteúdos:
Metodologias Ativas não são novidades; Metodologias Ativas de Aprendizagem; Pedagogia ativa; teoria do design instrucional; métodos de ensino; perspectivas.

Estratégia do Módulo: Peer Instruction

Materiais de Estudo:
Capítulo 6 do Livro Texto/Base

Online:

1ª ETAPA: PRÉ-AULA:

Olá! Como vocês viram nos encontros anteriores a metodologia ativa não é um tema recente, mas que foi recuperado como proposta no processo de dinamização do ambiente escolar, oferecendo melhorias e outras formas de acompanhamento na jornada de ensino-aprendizagem de nossos(as) estudantes, uma necessidade e demanda das gerações Y e Z.

Convido vocês a assistirem o vídeo a seguir onde apresenta-se a dinâmica do encontro nº 6:



Agora convidamos você para conhecer um pouco mais sobre a Peer Instruction:

Texto 1: Aplicação do método Peer Instruction na área de Computação -  <aqui>

Texto 2: Aplicação de Peer Instruction no Ensino Médio - <aqui>

Para aplicarmos os conteúdos do capítulo 6 na prática ... isso mesmo! Convidamos vocês a lerem o capítulo 6 e pensarem, a partir da matriz proposta um modelo que atenda às suas necessidades levando em consideração as disciplinas que leciona.

LEMBRE-SE QUE NÃO HÁ MÉTODOS DE ENSINO INFALÍVEIS, MAS METODOLOGIAS QUE NOS AJUDAM A MELHOR O PLANEJAMENTO DAS AULAS E PERMITEM PENSAR EM NOVAS ABORDAGENS PARA PROPICIAR A APRENDIZAGEM

É importante reforçar também que no começo os alunos podem querer continuar na posição passiva, e é papel do docente convidá-lo e desafiá-lo a fazer a transição passando a ser um estudante ativo, protagonista e responsável por sua jornada acadêmica.



Propomos como atividade individual prévia ao nosso encontro que vocês pensem sobre os alunos/estudantes que participam frequentemente de suas aulas.

Sobre o aluno/estudante: quais de suas angústias podem ser fruto da postura de aluno passivo?

Sobre nós: docentes/gestores/administrativos: quais das nossas angústias/dificuldades podem ter como ponto inicial a postura de professor autor?

2ª e 3ª ETAPAs: AULA e ENCONTRO ONLINE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário